terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Papel da Informática Educacional
[i]Lucinéia Rodrigues

A Informática Educacional é um benefício que chegou com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que promove a inclusão dos alunos no mundo da tecnologia, fornecendo uma ferramenta altamente atrativa, pois é mais fácil “prender” a atenção dos educando.
O saber e o conhecimento pedagógicos do professor são imprescindíveis para que o resultado seja satisfatório em relação ao efetivo aprendizado do aluno.
Por mais elaborada que seja a atividade, sabemos que a máquina jamais irá substituir o professor, porém, como ainda não existe capacitação em tecnologia para todos os profissionais que atuam na área da educação, é imprescindível a presença de um mediador de informática para solucionar problemas técnicos e para auxiliar o professor na criação de atividades específicas.
A Informática Educacional está à disposição de professores e alunos, sendo que as aulas no laboratório de informática devem ser a extensão das aulas ministradas em sala de aula.
Desta forma, o professor deve expor ao mediador de informática os conteúdos que deverão ser trabalhados, possibilitando, assim, a criação de atividades que atinjam a expectativa dele em relação ao trabalho que está sendo realizado em sala de aula, visando sanar as dificuldades enfrentadas por seus alunos.
A informática educacional aliada às práticas pedagógicas trabalha a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, o cálculo mental ao mesmo tempo em que os alunos se familiarizam com os programas, aplicativos e softwares, sendo possível a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades tecnológicas.
É possível, ainda, utilizar materiais concretos e lúdicos em conjunto à informática educacional para que o aluno interiorize os conceitos que estão sendo transmitidos, pois especialmente durante os primeiros anos, na fase da alfabetização, os educandos interiorizam o conhecimento por meio do tato.
A Informática Educacional proporciona ao educando o aumento das possibilidades de desenvolvimento das habilidades educacionais, tornando as atividades realizadas pelo lúdico uma grande aliada no trabalho com a coordenação motora, desenvolvendo a atenção e o raciocínio lógico.
A Informática possibilita, ainda, a aquisição do conhecimento em relação à localização das letras no teclado e promove o correto manuseio do mouse.
Lucinéia Rodrigues - Licenciatura Plena em Pedagogia. Mediadora da Formação de Educadores do município de Taboão da Serra.


[i] Lucinéia Rodrigues - Licenciatura Plena em Pedagogia. Mediadora da Formação de Educadores do município de Taboão da Serra.



23 comentários:

  1. O texto esclarece muito bem sobre a importância da informática na educação, que é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem.
    Vale ressaltar, que muitas escolas ainda não possui sua sala de informática e as escolas que exitem, muita das vezes, trabalham de forma inadequada a informática na escola.

    ResponderExcluir
  2. O texto papel da informática educacional discute e socializa uma discussão pertinente quanto ao profissional que atua no espaço interação, pois o mesmo não técnico ,porém não pode dar conta da parte técnica das máquinas.É importante aliar a informática educacional ao objetivo que ela tem, que é dar suporte educacional ao professor facilitando todo o processo de ensino aprendizagem tão importante nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. A informática surge como mais um recurso pedagógico a serviço da educação. Como qualquer outro recurso educacional é necessário que o professor domine-o e saiba explorar todos os aplicativos, ferramentas e softwares disponivéis que possam contribuir para a aprendizagem dos alunos. Assim faz-se necessário que o mesmo tenha uma formação em informática educativa, para que possa ser um usuário competente do computador e das tecnologias educacionais e que saiba desenvolver suas aulas utilzando os recursos tecnológicos e forma a tornar as aulas mais atraentes e produtivas.
    Silvana Cavalcante - Aluna do curso de Licenciatura em Computação

    ResponderExcluir
  4. vânia disse...
    o texto comenta o papel da informatica na educação onde os avanços tecnológicos ea globalização deixam claro que é o grande diferncial do terceiro milenio e de grande importância socializar debates e discurssões onde facilita todo o processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Enfim, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.

    Pensando nisso, as escolas vêm adotando cada vez mais o uso de computadores, mas será que na prática estão atingindo seu objetivo, ou estão apenas ensinando os alunos a trabalhar com um sistema operacional e alguns aplicativos? Será que basta ter um bom laboratório, com equipamentos de última geração? Bastaria ter recursos suficientes para adquirir aparelhos eletrônicos e tecnológicos de custo alto? Notamos que algumas instituições se equipam e buscam uma boa estrutura técnica, porém visando o marketing. Então a resposta para todas estas perguntas é óbvio que é não!

    A adoção da Informática Educativa numa instituição educacional significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos! É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: O professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino/aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades. É papel do professor de informática desenvolver as atividades de uso de computador nas disciplinas e resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta como a alteração do esquema de aulas. Chegamos a conclusão que há ai uma parceria entre educadores, ou seja, um trabalho bem feito exige o trabalho em equipe

    ResponderExcluir
  6. Em nossa realidade, muitas de nossas escolas tem de alguma forma deturpado esse papel da informatica educacional relacionando a atuação do professor de informática na escola, onde tal profissional deixa de ser o mediador e passa ser o "faz tudo", tendo que saber atuar especificamente as disciplinas interciplinarias, além disso fazer manutenção dos computadores, fazer serviços burocráticos da escola etc.

    ResponderExcluir
  7. Expressando em linguagem simples, o texto de Lucinéia nos mostra a importância da Informática na Educação, a qual é um recurso que auxilia o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
    Dessa forma, para que isto aconteça é necessário a qualificação do professor para que possa utilizar as diversas ferramentas disponibilizadas, de modo que contribua para a formação do educando.
    Assim, a Informática na Educação será efetivamente colocada em prática como uma ferramenta de construção do conhecimento.

    Celiane Alvares

    ResponderExcluir
  8. Depois de anos de experiência na área educacional, já tive a oportunidade de ler alguns artigos que falam sobre a importância e o papel da informática na educação. Concordo em partes com o artigo. Pois, explicitar a real parceria professor/mediador é uma forma de nos conscientizarmos Professor e Mediador de como pode ser uma das melhores formas de transformarmos a era da informação novamente na era do conhecimento. Porém não podemos esquecer que hoje temos no mercado de trabalho um profissional voltado especificamente para esta área o Licenciado em Computação.
    E aqui deixo minha parcela de colaboração “A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social" que eu chamo de ‘conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta de seus interesses e necessidades’. Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais".

    ResponderExcluir
  9. O texto enfatiza a importância da informática na vida escolar do aluno, exigindo uma nova adequação na didática dos professores, propiciando um ambiente educacional e o aumento das possibilidades de desenvolvimento das habilidades educacionais, tornando as atividades realizadas pelo lúdico uma grande aliada no trabalho com a coordenação motora, desenvolvendo a atenção e o raciocínio lógico do educando, o que levará o mesmo a construir o seu conhecimento partindo da exploração e investigação dos meios tecnológicos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O texto relata a impotãncia do processo ensino-aprendizagem na educação da inmformática. A partir de um método didático de saber e conhecimento que o professor deve ter para inserir o educando no mundo real das tecnológias.

    ResponderExcluir
  12. Alunas: Irian Miranda e Ronize da Silva

    O papel da informatica educacional como as próprias professoras comentam "é uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem",pois quando observamos a nossa realidade em sala de aula vemos que o ensino não tem sortido o efeito esperado,os alunos não absorvem o conhecimento de forma prazerosa, porém quando saímos da rotina e vamos para um laboratório de informatica ou sala de video, etc,observamos que a aula se torna participativa.Contudo para que de certo é necessário haver um profissional nos laboratórios de informatica das escolas que auxiliem o professor, criando meios para possibilitar a aplicaçao dos conteudos que devem ser aplicados.Sentimos por não ser uma realidade de nossas escolas e que o computador como ferramenta educacional vem sido utilizado de forma distante do que falam os estudiosos do assunto.

    ResponderExcluir
  13. No contexto atual em que a informática educacional apresenta-se como um benefício com intuito de facilitar o processo ensno-aprendizagem é importante que façamos uma reflexão sobre o papel do licenciado em informática, uma vez que supostamente este deve articular seus conhecimentos com os conhecimentos que circulam entre os demais componentes curriculares. Mas será que este é o papel específico do profissional formado em informática?
    Nesse sentido, acredito que o nosso papel vai muito além do suporte aos professores das demais disciplinas do currículo, haja vista que estamos tendo contato com muitos conhecimentos para ficarmos com o papel restrito ao suporte, claro que precisamos auxiliar nossos colegas mas de forma que estes possam adquirir conecimentos básicos que possam permitir que este possa elaborar pelo menos parte de suas atividades.
    Com relação aos alunos é necessários que a escola inclua no seu calendário curricular momentos para que estes possam ter contato com os conhecimento básicos de informática que irá facilitar sua aprendizagem nas atividades nas disciplinas já existentes no currículo. Acredito ainda que a informática terá mais mais benefícios se for instituída com uma nova disciplina com conteúdos próprios que possam contribuir com o trabalho dos demais professores e com a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  14. Quando no texto se reporta a queatão que a "máquina jamais irá substituir o professor",acreditamos que o computador irá sim substituir aqueles professores que pararam no tempo e que não estão abertos a desafios inovadores.Já aqueles que estão em buca de mudanças na prática pedagógica, o computador equanto recurso pedagógico auxiliará no processo ensino-aprendizagem.
    E para que aconteça a interação da máquina com professor-aluno, é necessário que a ulilização da informática esteja vinculada de uma proposta de trabalho que favoreça a diversificação do desenvolvimento intectual do aluno.
    Alunas de L.Computação:Ana Clara e Shirley Cristina/ turma:B

    ResponderExcluir
  15. Segundo Lucinéia Rodrigues,a informática educacional tem o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem como uma ferramenta altamente atrativa. para ela,o trablho do professor jámais poderá ser substituido pela máquina, pois o conhecimento pegagógico dele é inprescindível para o resultado satisfatório da aprendizagem do aluno.
    A autora coloca que, a informática na educação deve ser uma extensão das aulas ministradas na sala de aula, para issso é necessário a presença de um mediador de informática que solucione problemas técnicos e auxilie o professor na criação de atividades específicas.
    Mais afinal, qual será o papel do profissional licenciado em computação? Será se estamos nos licenciando para sermos somente um facilitador do trabalho do professor? Encaramos o ensino da informática como algo além do pensamento que a autora defende,em que o nosso papel seria apenas o de mediador e facilitador das demais disciplinas do currículo escolar.
    Enquanto futuros profissionais da educação voltado para o ensino da computação, estamos buscando caminhos para que essa visão da informática na educação mude.É Nessa perspectiva que estamos buscando trilhar novos horizontes na busca de nosso lugar ao sol.
    alunas:Aldinaléia e Kátia.

    ResponderExcluir
  16. Segundo o autor, a informática educativa servirá como uma sustentação para a implementação dos coteúdos das outras disciplinas a serem aplicados em ambientes informatizados, neste sentido o professor de informática atuará apenas como mediador nesse processo de ensino aprendizagem, criando atividades com o uso de softwares e suas aplicabilidades, bem como outras ferramentas educacionais para solucionar as dificuldades enfrantadas pelos alunos em sala de aula de uma forma mais atraente.
    Diante dessa situação cabe o questionamento " será essa apenas a função do profissional LICENCIADO em computação?" . A nosso ver o professor formado em computação, com toda experiência adquirida durante sua formação deveria ter um papel mais atuante neste contexto educacional, pois dessa forma corre o risco de desviar sua função e passar a atuar como tecnico e não LICENCIADO.

    Equipe:
    Deuzidete Leonardo
    Gleice

    ResponderExcluir
  17. São inegáveis as inúmeras contribuições e possibilidades que podem advir do uso da informática educacional em nossas salas de aula e nós, agentes mediadores do processo de aquisição do conhecimento, precisamos dinamizar nossa prática educativa, atuando de forma interdisciplinar, buscando usufruir das possibilidades que a informática disponibiliza para seus usuários por ser uma ferramenta capaz de envolver, integrar e dinamizar o ensino, oportunizando ao aluno uma aprendizagem mais rica e construtiva.
    Porém, mudar antigas concepções é um trabalho que exige muita persistência e boa vontade por parte do docente que pretende fomentar o uso das novas tecnologias no seu ambiente escolar. Há que se pensar principalmente qual nosso objetivo com a utilização da informática? O que nos propomos a fazer para melhoria do processo educativo? Não podemos confundir informática educativa e educação em informática, para não descaracterizar os benefícios que a informática educativa proporciona para a educação.
    Cláudia Silva

    ResponderExcluir
  18. Concerteza a informática educacional veio para facilitar a vida dos professores e alunos e é muito importante ressaltar que as tecnologias vem avançando a todo instante, e a inclusão dos alunos nesta ferramenta é de muita utilidade para seu desenvolvimento no aprendizado.

    ResponderExcluir
  19. A informática vem crescendo à passos curtos em diversos espaços educacionais, mas contudo essa realidade já está sendo mudada, pois os profissionais que dominam esse campo vem desenvolvendo diversos tipos de softwares educativos,visando inserir e desenvolver mais as potencialidades de nossos educandos.

    ResponderExcluir
  20. O papel da informática fica bem claro, quando o texto fala que deve haver uma relação harmoniosa entre o mediador( licenciado em computação), o professor da turma e a utilização dos materiais concretos e lúdicos. Caso contrário o andamento das atividades pedagógicas, estariam sendo prejudicados.

    ResponderExcluir
  21. O texto nos traz uma reflexão acerca da importancia que a informática educativa está adquirando nos ultimas anos, principalmente no contexto educacional que é o nosso foco de estudo e trabalho.
    Merece destaque o enfoque a importancia do trabalho do professor como mediador do processo, pois temos com isso a desmistificação acerca da idéia de que o computador iria substituir o professor.
    Nós como futuros profissionais da computação temos que ser o diferencial pois temos o conhecimento tecnico acerca da computação aliado aos conhecimentos pedagogicos essenciais ao desenvolvimentos do processo educativo.

    Jocimar Xavier

    ResponderExcluir
  22. As novas tecnologias afetam a escola. O desenvolvimento de tecnológias de informação trás inovações que a incorporam a sociedade e representam um aumento de um novo protótipo tecnológico que se torna o alicerce das relações sócio-econômicas. As tecnologias de informação são mais flexíveis por isso elas tornam-se o produto de processo de produção. Esta nova era de informação polariza e requer dos professores e mediadore(prof. de informática) sejam mais flexíveis e trabalhe junto para acontencer o processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir